Dispositivos informáticos utilizados na realidade virtual
Para um sistema de
realidade virtual ser devidamente implementado, são requeridos vários
equipamentos (gadgets) bastante avançados, capazes de renderizar gráficos 3D
interativos em tempo real, implicando assim o uso de computadores com bastante
capacidade de processamento.
Atualmente, já se
efetuaram avanços significantes nesta tecnologia, particularmente na área das
consolas de jogos. Dispositivos como o Kinect da Xbox 360, o Move da PS3 e o
comando Wii da Nintendo são agora quase sempre utilizados.
Alguns destes equipamentos são, por exemplo:
Luvas de dados (datagloves): Utilizadas para controlo e manipulação do
ambiente virtual, consiste numa luva eletrónica que captura os vários
movimentos das mãos e dedos.
Spacemouse: Utilizado para controlo e manipulação do ambiente virtual, um
spacemouse consiste num dispositivo que permite um alto controlo do movimento,
o que aumenta a produtividade dos utilizadores em aplicações de software 3D.
Ring Mouse: Utilizado para controlo e manipulação do ambiente virtual. Um
ring mouse consiste num rato 3D sem fios, sendo a sua posição detetada através
de sensores ultra-sónicos no espaço. Bastante utilizado na realidade virtual.
HMD (Head-Mounted Display): Utilizado para visualização do ambiente
virtual. O HMD consiste no dispositivo de visualização mais utilizado na
realidade virtual. Consiste num capacete de visualização.
Auscultadores (Headphones): Utilizado para audição do ambiente virtual.
Permite ouvir sons gerados a partir do computador. É o dispositivo de audição
mais utilizado na realidade virtual.
Bárbara & Júlio
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