quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Imagens Bitmap/ Imagens Vetoriais


Existem vários formatos para guardar os ficheiros de imagens digitais e os vários programas têm de ter capacidade para ler e guardar nesses formatos.

Os programas de computador que trabalham com imagens estão genericamente divididos em:

- Programas bitmap (imagem): O formato bitmap é baseado num mapa de bits.

- Programas vetoriais (gráficos ou desenho): O formato vetorial baseia-se em fórmulas matemáticas.

 A informação de uma imagem bitmap pode ser guardada numa grande quantidade de formatos de ficheiros.
Eis alguns deles:

 - BMP (Bitmap):  O Bitmap é um dos formatos de imagens mais antigos e também um dos mais simples. Bastante utilizado nos sistemas operacionais Microsoft Windows, as imagens neste formato podem suportar milhões de cores e preservam os detalhes.
                              No entanto, os arquivos neste padrão costumam ser muitos grandes, já que não utilizam compressão. Este processo até é possível em imagens com 256 cores ou menos, mas não é comum.

- GIF (Graphics Interchange Format):  Sigla para Graphics Interchange Format, o GIF é outro formato bastante popular na internet. Foi criado pela CompuServe em 1987 e gera arquivos de tamanho reduzido, no entanto, seu uso não é muito comum em fotografias, já que é capaz de trabalhar com apenas 256 cores (8 bits). Por este motivo, sua utilização é muito frequente com ícones, ilustrações ou qualquer tipo de imagem que não necessite de muitas cores.









- JPEG (Joint Photographic Experts Groups): O formato JPEG, cuja sigla significa Joint Photographic Experts Group, teve sua primeira especificação disponibilizada em 1983 por um grupo que leva o mesmo nome. É um dos padrões mais populares da internet por aliar duas características importantes: oferece níveis razoáveis de qualidade de imagem e gera arquivos de tamanho pequeno quando comparado a outros formatos, facilitando o seu armazenamento e a sua distribuição.


- PDF (Portable Document Format): Formato criado com o programa Adobe Acrobat; Muito usado para converter e comprimir de forma substancial documentos de texto e imagens, quando existe a necessidade de enviar, para leitura, esta informação para outros computadores, por rede ou por suporte, bastando, para isso, que o outro computador tenha instalado o Adobe Reader ou outro programa que permita a leitura deste formato.




- PNG (Portable Network Graphics): Formato com compressão sem perdas, que substitui o formato GIF para a Web, suportando uma profundidade de cor até 48 bits, mas não comporta animação.




- TIFF(Tagged Image File Format): Formato de arquivo raster para imagens digitais. Foi criado pela Aldus para uso no processo de impressão PostScript, porém agora é controlado pela Adobe. Transformou-se no formato padrão dos arquivos gráficos (32-bits) com elevada definição de cores.


Imagens Vetoriais


CDR (CorelDraw): É o formato utilizado na aplicação CorelDRAW


SXD (OpenOffice.org DRAW):  O formato SXD do OpenOffice.org Draw permite, de forma simples, o desenho vetorial em trabalhos.


SVG (Scalable Vector Graphics):  O SVG tende a ser um formato-padrão para a Web, especificado pela W3C e definido sob a linguagem XML.


PS (PostScript) e EPS (Encapsulated PostScript): Os formatos PS e EPS são reconhecidos por quase todos os programas de edição de texto ou de imagem que suportam imagem vetorial.


WMF (Windows Meta File):  É reconhecido pela maioria dos programas de edição de texto ou de imagem do Microsoft Office




Bárbara & Júlio

Webgrafia:
- Apontamentos fornecidos pela professora

Sem comentários:

Enviar um comentário