quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Modelos de Cor


Modelo RGB:

RGB é a abreviatura do sistema de cores aditivas formado por Vermelho (Red), Verde (Green) e Azul (Blue). O propósito principal do sistema RGB é a reprodução de cores em dispositivos eletrónicos como monitores de TV e computador, retroprojetores, scanners e câmeras digitais, assim como na fotografia tradicional. Em contraposição, impressoras utilizam o modelo CMYK de cores subtrativas.



Modelo CMYK:

CMYK é a abreviatura do sistema de cores subtrativas formado por Ciano (Cyan), Magenta (Magenta), Amarelo (Yellow) e Preto (Black (Key)).
O CMYK funciona devido à absorção de luz, pelo fato de que as cores que são vistas vêm da parte da luz que não é absorvida. Este sistema é empregado por imprensas, impressoras e fotocopiadoras para reproduzir a maioria das cores do espectro visível, e é conhecido como quadricromia. É o sistema subtrativo de cores, em contraposição ao sistema aditivo, o RGB.








Modelo HSV:

HSV é a abreviatura para o sistema de cores composto pelas componentes tom (Hue), Saturação (Saturation) e Valor (Value). Este sistema é também conhecido como HSB (Hue, Saturation, Brightness-Tom, Saturação e Brilho). Este sistema de cores define o espaço de cor utilizando três parâmetros:

 Tom: Verifica o tipo de cor, podendo ser vermelho, amarelo ou azul. Pode ter valores entre 0 e 360, mas para algumas aplicações, este valor é normalizado de 0 a 100%.

 Saturação: Quanto menor este valor, mais cinzento aparece a imagem. Quanto maior o valor, mais saturada é a imagem. Pode ter valores entre 0 e 100%.

 Brilho: Define a luminosidade da cor. Pode ter valores entre 0 e 100%.
Este sistema foi inventado em 1978, por Alvy Ray Smithe é caracterizado por ser uma transformação não-linear do sistema de cores RGB.






Modelo YUV:

O padrão YUV (chamado também CCIR 601), anteriormente baptizado YCrCb (Y Cr Cb), é um modelo de representação da cor dedicado ao vídeo analógico.
Baseia-se num modo de transmissão vídeo de componentes separadas que utilizam três cabos diferentes para fazer transitar as informações de luminância (luminosidade) e dois para as componente de crominância (cor). Trata-se do formato utilizado nos padrões PAL (Phase Alternation Line) e SECAM (Séquentiel Couleur avec Mémoire).
O parâmero Y representa a luminância (ou seja a informação a preto e branco), enquanto U e V permitem representar a corminância, ou seja, a informação sobre a cor. Este modelo foi criado para permitir transmitir informações coloridas para as televisões a cores, garantindo que as televisões a preto e branco existentes continuavam afixar uma imagem em tons de cinzentos.



Bárbara & Júlio

Webgrafia:

Sem comentários:

Enviar um comentário